Calendário

Seguidores

Total de visualizações de página

EU E ELE

EU E ELE
DEUS ESCOLHE...

sábado, 12 de março de 2011

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - ABNT


Disciplina: Metodologia Científica

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - ABNT
(extraídas parcialmente de um paper da profa. Vera Simonetti, Doutora em Educação -EUA)

I - Orientações editoriais (gerais ou mínimas):
Os artigos costumam ser examinados por uma Comissão Editorial que pode fazer pequenas modificações no texto, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação. As modificações substanciais são sugeridas ao autor para apreciação.
Os originais não costumam ser devolvidos. Os autores são notificados da aceitação ou não dos artigos.
Os artigos expressam a opinião de seus autores. É permitida a reprodução parcial dos artigos desde que citada a fonte.

II - Apresentação dos trabalhos:
Os tipos usuais de textos podem ser sobre estudos teóricos (temas fundamentados teoricamente acrescido de críticas), relatos de pesquisa (apresentando introdução, metodologia, resultados, conclusão e/ou sugestões), depoimentos (relatos de experiência profissional), comunicações (trabalhos apresentados em eventos científicos), ressonância (comentários e réplicas a textos publicados em números anteriores da Revista).
Atualmente, os artigos são ser entregues digitados e impressos, em uma via e em disquete 3 ½" a uma Comissão Editorial ou alguém por ela designado.

III - Estrutura do texto:
O texto pode ser apresentado em Word, digitado em espaço dois, com até 20 laudas, sendo o tipo de letra o Times New Roman, tamanho 12, sem espaço em branco entre os parágrafos;
O resumo, redigido em português e em um único parágrafo, deve ser anexado antes do texto do artigo, sob o titulo Resumo, contendo em média 200 palavras, compreendendo os conceitos e conclusões principais do artigo;
A primeira lauda do trabalho deve conter título do artigo, nome do autor, acompanhado das principais titulações acadêmicas (Ex.: Bacharel em Biologia, Mestre em..., Doutor em ....) e telefone para contato;
As laudas devem ser numeradas consecutivamente, a partir de 1 localizado na primeira página do texto, à direita, no canto superior;
As citações serão apresentadas em conformidade com a norma da ABNT NB- 894, estilo autor-data. Destarte, a transcrição deve aparecer entre aspas no próprio texto, acompanhada das informações referentes ao último sobrenome do(s) autor(es), seguido(s) do ano da publicação e do número da página referenciada, separadas por vírgula e entre parênteses. A paráfrase deve ser acompanhada das informações referentes ao último sobrenome do(s) autor(es) seguido(s) do ano da publicação, separadas por vírgula e entre parênteses no próprio texto;
As referências bibliográficas devem ser em ordem alfabética e no final do texto. Os exemplos abaixo estão em conformidade com a norma da ABNT (NB-66)

.Referência para monografia (livros, separatas, dissertações etc.):
DIAS, Gonçalves. Gonçalves Dias. Poesia. Organizada por Manuel Bandeira, revisão crítica por Maximiano de Carvalho e Silva. 11 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1983.87 p.il 16cm (nossos clássicos, 18). Bibliografia: p. 77-78.
 
Referência para periódico:
BRASIL. Decreto-Lei n° 2.423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias dos titulares de cargos e empregos da Administração Federal direta e dá outras providências. Diário Oficial da RepúblÍca Federativa do Brasil, Brasília, v 126, n. 66, p. 6009, 8 abr. de 1988. Seção 1, pt. 1.
Referência de livro:
ASIMOV, Isaac. Antologia 2. Tradução por Júlio Fischer. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. 217 p. Tradução de: Asimov on science: a thirty year retrospective.
Referência de artigo:
AGUIAR, Jean Menezes de. Considerações sobre a introdução à ciência do direito como ponte epistemológica entre o saber vulgar e o saber jurídico. Revista Científica das Faculdades de Barra Mansa. V. 1, n. 2, p. 82-87, 1997.
(o nome da obra vem em negrito ou em itálico ou sublinhado ; é claro que o autor usará um só sistema de grifo em toda a referência bibliográfica).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO